O uso da maquete no ensino das disciplinas história e geografia - Colégio Ser!

O uso da maquete no ensino das disciplinas história e geografia

A maquete é uma reprodução tridimensional, em miniatura, de um projeto arquitetônico, um objeto ou paisagem. O uso da maquete no ensino das disciplinas história e geografia é um recurso didático importante, pois auxilia a compreensão de temas com elevado grau de dificuldade e abstração, além de facilitar a visão oblíqua, frontal e vertical das crianças, podendo assim explorar os pontos de vista das paisagens.

Segundo Vigotsky “As crianças formam estruturas mentais pelo uso de instrumentos e sinais. A brincadeira, a criação de situações imaginárias surgem da tensão do indivíduo e a sociedade”. (Vygotsky, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989). Assim, as maquetes podem favorecer a compreensão do conteúdo, pois há nessa prática um incentivo à criatividade dos alunos.

Muitos são os temas propostos para a construção de uma maquete. O 2º ano escolheu as paisagens rurais e urbanas e refletiram sobre todos os elementos que são encontrados nestas paisagens.

Nossos alunos arrasaram nas produções! Confiram alguns trabalhos:

Ensino Fundamental l

Ensino Fundamental ll