Campanha 2024 - 2025: Bullying não é brincadeira. É crime! - Colégio Ser! Jundiaí

Colégio Ser! Jundiaí

Campanha 2024 - 2025: Bullying não é brincadeira. É crime!





  Objetivo  

As regras, ao serem criadas, devem beneficiar uma coletividade, garantindo que direitos sejam respeitados e os deveres cumpridos, por exemplo:  as regras de limite de velocidade promovem mais segurança no trânsito, as filas permitem que as pessoas sejam atendidas na ordem de chegada e as normas de conduta (pedir “por favor” e “licença”, agradecer, cumprimentar...) melhoram nossos relacionamentos.

   CLIQUE E FAÇA O DOWNLOAD DA CARTILHA DO MANUAL DO ALUNO   

O objetivo do Manual do Aluno é orientar quanto as regras de conduta do Colégio Ser!, de forma a manter um ambiente escolar agradável, seguro e adequado ao aprendizado, à criatividade e ao convívio social!

  Valores  

Nossos valores são as regras individuais que nos orientam para um convívio social saudável, por exemplo: a ideia de fazer o bem, de prezar pela justiça, de ter honestidade, respeitar os demais e de ser solidário.

O Manual do Aluno reflete os valores do Colégio Ser! e seu propósito de auxiliar jovens e crianças a tornarem-se cidadãos conscientes, íntegros e capazes de contribuir com seu potencial na construção de um mundo melhor.


  Ética  

Ética é o conjunto dos nossos valores e que constituem nosso “modo de ser”. Somos éticos quando procuramos agir de modo a não prejudicar a sociedade, o meio ambiente e a não desrespeitar as outras pessoas (*ainda que ninguém esteja olhando!).
  Vamos refletir? Por que ser ético?  
Precisamos agir com mais humanidade. A natureza precisa do ser humano e nós precisamos de um mundo mais justo, mais seguro, mais feliz. E como ser ético?

- 1º Acredite em você e na sua capacidade de mudar e ser cada vez melhor;
- 2º Respeite-se. Ainda que ninguém esteja vendo o que você faz, você está.

  Direitos do (a) aluno (a)  
São assegurados aos alunos todos os direitos como pessoa humana, em especial, o direito à liberdade, ao respeito, à dignidade, à educação e cultura, sem qualquer distinção.

Todos devem ser atendidos e orientados em suas dificuldades, considerados e  valorizados em sua individualidade, sem comparações e preferências. Também devem ser ouvidos e ter o direito de se defender quando necessário.

Mas, é preciso lembrar que se temos direitos, os outros também têm. Então, é importante aprender a pensar no outro e no coletivo, antes de agir.

  Deveres do (a) aluno (a)  

Alguns dos principais deveres do(a) aluno(a) são:

- Comparecer pontual e assiduamente às aulas e demais atividades escolares, participando de forma ativa e responsável;
- Tratar a todos - colegas, professores e demais colaboradores do Colégio, com respeito e cordialidade;
- Observar e cumprir as regras internas do Colégio;
- Usar uniforme nos modelos e padrões estabelecidos, em bom estado de conservação e sem modificações em suas características originais; 
- Cooperar com a conservação e manutenção da limpeza das instalações e materiais de uso comum;
- Empenhar-se na autoeducação.


 
  É proibido ao (a) aluno (a) 
De forma geral são proibidas as más condutas que colocam em risco a vida, a integridade física e emocional de alunos e colaboradores, as que causam perdas e danos materiais e de reputação a terceiros e ao próprio Colégio e, ainda, aquelas que trazem insegurança e instabilidade ao ambiente escolar.

Em sala de aula não é permitido: 
- Entrar e sair da sala, durante a aula, sem a permissão do professor;
- Promover algazarra ou distúrbios atrapalhando a aula;
- Usar o aparelho celular sem autorização;
- Utilizar-se de material pertencente a terceiros, sem autorização destes;
- Fraudar as avaliações e outras atividades escolares, como por exemplo: colar na prova; usar trabalhos prontos; deixar que os colegas façam sozinhos o trabalho que deveria ser feito pelo grupo; pagar para que outra pessoa faça os trabalhos ou tarefas escolares; copiar e colar textos da internet etc
- Danificar o prédio, suas instalações e equipamentos ou qualquer material de uso didático.


 
Em todo ambiente escolar não será tolerado:
- Transitar pelas dependências do Colégio durante o período de aulas, sem autorização;
- Usar o aparelho celular ou outro dispositivo para captar e transmitir imagens (fotos e vídeos) e sons do ambiente escolar.

Lembre-se: a imagem é um dado pessoal e precisa de autorização do titular ou do responsável legal para ser compartilhada. Já as aulas e demais atividades escolares somente podem ser gravadas com a autorização do professor e do Colégio.


- Tratar com desrespeito, bem como praticar quaisquer atos de violência, seja verbal ou física, contra alunos, professores e demais colaboradores do Colégio, seja nas dependências da escola ou através das mídias e redes sociais;

- Agir de forma discriminatória, motivada ou não por preconceito, através do tratamento diferenciado de uma ou mais pessoas, seja qual for o motivo (raça, cor da pele, religião...), ofendendo, fazendo piadas ou atribuindo apelidos pejorativos, promovendo a exclusão e a desigualdade no ambiente escolar;
- Promover ou participar de movimento de hostilidade ou desprestígio ao Colégio e seus colaboradores, alunos e seus familiares, inclusive nas redes sociais. Lembre-se: ao difamar (falar mal) uma pessoa ou uma empresa é possível acarretar-lhe muitas perdas e danos e nem sempre há como repará-los; 
- Pronunciar calúnia contra alunos e seus familiares ou colaboradores do Colégio de forma a prejudicar-lhes a reputação. Lembre-se: caluniar é acusar falsamente alguém de um crime e espalhar a notícia, por exemplo, pelas redes sociais; - Pronunciar injúria, ou seja, ofender a dignidade de outra pessoa através de um xingamento verbal ou escrito ou por meio de uma agressão física;

 
- Tratar de assuntos considerados sensíveis, tais como: política, religião, etnia, gênero, imigração, sexo, preferências esportivas e outros, de forma a gerar embates por discordância de opinião, trazendo mal-estar e tumulto ao ambiente escolar. Lembre-se: com respeito, é possível falar sobre qualquer assunto e aprender com o outro!
- Individualmente ou em grupo, agir de maneira a isolar ou expor uma ou mais pessoas a situações humilhantes e/ou constrangedoras, intimidando-a(s) frequentemente, mediante violência física ou psicológica, de modo intencional e repetitivo, por meio de atos de intimidação, de humilhação ou de discriminação. Neste caso, estamos falando do Bullying!

  Lembre-se: bullying não é brincadeira!  
 - O bullying também acontece em ambiente virtual. Ocorre quando alguém invade a intimidade, deprecia, adultera ou compartilha fotos e dados pessoais, causando sofrimento ao titular e constrangimento psicológico e social. Neste caso, estamos falando do Cyberbullying!- Importunar um(a) colega, seja por meio de palavras, brincadeiras, gestos, comportamentos e atos de conotação sexual que possam constrange-lo(a);

- Portar, usar, distribuir, vender, comprar, mostrar, ajudar a esconder qualquer tipo de drogas lícitas ou ilícitas, nas dependências do Colégio, bem como entrar ou permanecer no ambiente escolar em estado alterado pelo uso de drogas e ou embriaguez;

- Fumar ou distribuir cigarros, derivados e ou equivalentes, inclusive cigarros eletrônicos e outros dispositivos eletrônicos com a mesma finalidade e/ou consumir bebidas alcoólicas nas dependências do Colégio;

- Trazer e usar recipientes que contenham qualquer tipo de gás, componentes químicos, objetos cortantes, arma de fogo ou branca e objetos que atentem contra a integridade e saúde de outrem;


  Vamos refletir?
Como superar as diferenças e julgar menos os outros?  

Nem sempre é preciso concordar com o outro, aliás, é melhor que você só o faça quando tiver plena convicção disso. Mas, para que haja respeito, aceitação e convivência é preciso colocar-se inteiramente no lugar do outro, conhecê-lo melhor, saber um pouco da sua história e, somente assim, entender suas ações e pensamentos. 


  
Medidas Disciplinares  
Os atos de indisciplina e comportamentos inadequados serão observados de perto pela Equipe Pedagógica, a fim de que não causem impactos negativos no ambiente social escolar e na qualidade das aulas e demais atividades escolares.

Mas, em qualquer uma das hipóteses, deverá prevalecer o caráter educacional do Colégio, mediante a mediação do conflito, o acolhimento e orientação dos envolvidos, inclusive do aluno infrator, seus pais e/ou responsáveis.


O descumprimento das regras do Manual do Aluno e a prática de outros atos de indisciplina e comportamento indevido ainda não previstos, poderão acarretar ao aluno as seguintes medidas disciplinares:

- Orientação e advertência verbal;
- Advertência por escrito e obrigação de reparação do dano, se o caso;
- Suspensão de 01 dia, com comunicação ao pai ou responsável;
- Suspensão de 03 dias consecutivos, mediante convocação do pai ou responsável para ciência;
- Suspensão de 05 dias consecutivos, mediante convocação do pai ou responsável para ciência.

  Importante  

Sinta-se confiante para denunciar o bullying, a discriminação ou qualquer outra má conduta que possa afetar você ou alguém que conheça. Ninguém deve passar por isso sozinho!

Procure conversar com seus pais ou responsáveis, professores ou com a coordenação pedagógica! Ou, se preferir, utilize nosso canal de denúncia anônima!


Não pratique e não tolere. Você não está sozinho. Denuncie!

Essa denúncia é anônima. Descreva a situação com o que se sentir a vontade para compartilhar. Todos juntos no combate ao Bullying.

Declaro que todas as informações relatadas são verídicas.

Aprovados 2025: Giovanna - Colégio Ser Jundiaí

Conheça a trajetória inspiradora da nossa aluna Giovanna, aprovada em Letras na USP, Unesp, UFMG e PUC Campinas.

XXI Espetáculo de Dança do Colégio Ser! 2024

A Escola de Esportes & Artes do Colégio Ser! Jundiaí celebrou o encerramento de mais um ano com o espetáculo “Um Milagre de Natal”.

Feira Cultural 2024 - Colégio Ser! Jundiaí

Saiba como foi esse dia especial, em que recebemos nossos alunos e suas famílias para compartilhar aprendizados que vão muito além da sala de aula!

Semana das Profissões 2024 - Colégio Ser! Jundiaí

Profissionais de diferentes áreas e ex-alunos compartilharam suas trajetórias e responderam as dúvidas dos estudantes.